terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como os Estados Unidos tratam os seus homens do campo.

O homem do campo no Brasil, como se sabe é considerado pelas ONGs internacionais (WWF, Greenpeace, entre outras) como o vilão responsável pelo desmatamento, destruição do meio ambiente, morte dos rios, ofensa aos índios, enfim todo tipo de crime possível. O que parece é que ninguém, salvo raras exceções, lembra que o homem co campo brasileiro é responsável pela produção da comida mais barata do mundo e em grande quantidade, tanto que muito do que se produz aqui é exportado para diversos países. Veja como é que os americanos tratam os seus homens do campo, publicado pelo ex-blog do Código Florestal e pelo Coturno Noturno.



Homenagem das pick-ups RAM aos agricultores americanos
Postado por João Campus

O comercial a seguir foi ao ar ontem durante a transmissão da final do campeonato de futebol americano nos Estados Unidos, o Superbowl. Talvez seja o evento de maior audiência da TV naquele país. O comercial reproduz imagens feitas por fotógrafos famosos por capturar a vida no campo nos EUA sob narração de um texto antigo feita pelo radialista Paul Harvey em 1978. Logo depois do vídeo há uma tradução livre do texto narrado no vídeo. Emocionem-se.








Então Deus fez o agricultor

E no oitavo dia, Deus olhou para seu paraíso e disse: “Preciso de alguém que cuide desse lugar”

Então, Deus fez o agricultor.

Deus disse, “Preciso de alguém disposto a levantar antes do amanhecer, tirar leite, trabalhar o dia inteiro, tirar leite novamente, jantar e ir até à cidade e ficar até depois da meia noite numa reunião de conselho escolar.”

Então, Deus fez o agricultor.

Deus disse, “Preciso de alguém disposto a passar a noite acordado cuidando de um potro recém nascido, vê-lo morrer e enxugar os olhos e dizer, “talvez ano que vem”. Preciso de alguém que possa transformar um tronco de árvore em um cabo de machado, ferre um cavalo com um pedaço de pneu usado, que possa fazer um arreio com pedaços de arame, sacos de ração e sapatos velhos. Alguém que, durante a época de plantio e de colheita encerre suas 40 horas de trabalho semanais na terça-feira ao meio dia e passe mais 72 horas penando em cima do trator.

Então, Deus fez o agricultor.

 Deus disse, “Preciso de alguém forte o suficiente para derrubar árvores e empilhar fardos, mas ainda gentil o suficiente para aparar cordeiros recém nascidos, desmamar porcos e cuidar de galinhas, que seja capaz de parar seu trabalho por uma hora para cuidar da perna quebrada de passarinho.

” Deve ser alguém capaz de arar fundo, reto e sem moleza. Alguém que semeie, capine, alimente, crie, e dome, e are, e plante, e transforme lã em linha e coe leite. Alguém que mantenha uma família unida com a partilha de laços fortes. Alguém que sorria, e depois olhe e agradeça com um sorriso nos olhos quando seu filho diga que quer passar o resto da vida fazendo o que seu pai faz.

Então, Deus fez o agricultor.

 "Ao agricultor em cada um de nós"


P.S.: Vendo uma pick-up Chevrolet S10 ano 2012 com 22450 km rodados completa e em estado de zero. Vou comprar uma Dodge RAM.

Nenhum comentário: